Descoberta nova espécie pré-histórica de crocodilo

Descoberta nova espécie pré-histórica de crocodilo
Depois de terem estudado fósseis descobertos em 1996 na Argentina, um grupo de cientistas concluiu que estes pertencem a uma nova espécie de crocodilo, com 135 milhões de anos. O "Godzilla", como foi baptizado, apresentava características bastante peculiares.

Uma equipa de paleontólogos argentinos liderada por Zulma Gasparini, da Universidade La Plata, recolheu em 1996 um crânio completo e fragmentos fossilizados de um esqueleto na Província de Neuquen (noroeste da Argentina), numa área que já foi uma baía tropical do Oceano Pacífico. Recentemente, concluíram tratar-se de uma nova espécie pré-histórica de crocodilo.

O Dakosaurus andiniensis (nome científico) terá pertencido a uma família extinta de crocodilos marinhos, que dominou os oceanos entre 200 e 145 milhões de anos atrás, no período Jurássico.
O Dakosauros é classificado pelos especialistas como uma das espécies de crocodilos mais bizarras. Contrariamente às actuais, com dentes relativamente pequenos, o "Godzilla", como foi baptizado pelos seus descobridores, tinha-os bastante longos, um indicador de que se alimentava de animais de grande porte. A cabeça era semelhante à de um dinossauro carnívoro terrestre, com um focinho curto, e possuía barbatanas em vez de patas.

«É um das espécies mais evoluídas da família de crocodilos. Pertence a uma linhagem distinta que invadiu os mares, revelando uma extraordinária adaptação ao ambiente marinho», declarou um dos paleontólogos envolvidos na pesquisa, Diego Pol, citado pela National Geographic.

Segundo os cientistas, o Dakosauros devia subir regularmente à superfície do mar para respirar, mergulhando depois no oceano. Pelas suas características, presume-se também que deveria nadar movendo a cabeça na vertical, ao contrário de outras espécies de crocodilos.

Para o paleontólogo Paul Sereno, da Universidade de Chigago, o Dakosauros traduz a incrível diversidade de espécies de crocodilos na era dos dinossauros». Sereno integrou a equipa que descobriu fósseis de uma outra espécie pré-histórica - o "Supercroc" - que mediria cerca de 12 metros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Célula (Biologia)

Peroxissomos:O que São , Estrutura e Curiosidade

Complexo de Golgi: O que é e como é formado