Taxonomia Origem
Taxonomia tem origem num vocábulo grego que significa “ordenação”. Trata-se da ciência da classificação aplicada à biologia para a ordenação sistemática hierarquizada dos grupos de animais e de vegetais.
A taxonomia biológica faz parte da biologia sistemática, dedicada à análise das relações de parentesco entre os organismos. Uma vez identificada a árvore filogenética do organismo em questão e conhecidos os respectivos ramos evolutivos, compete à taxonomia estudar as relações de parentesco.
Existem diferentes posturas relativamente à taxonomia, ainda que, em geral, se defenda que a sua função inicia quando já está definida a filogenia dos táxones. Por isso, a taxonomia organiza a árvore filogenética dentro de um sistema de classificação.
A visão mais abrangente entende os táxones como sendo clades (ramos da árvore filogenética, com espécies emparentadas por um antepassado em comum) que já tenham sido atribuídos a uma categoria taxonómica.
O processo da taxonomia prossegue então com a atribuição de nomes (de acordo com os princípios da nomenclatura), a elaboração das chaves dicotómicas e a criação dos sistemas de classificação.
Os táxones permitem classificar os seres vivos a partir de uma hierarquia de inclusão (cada grupo abarca outros menores enquanto está subordinado a um maior). As categorias fundamentais, da mais abrangente à menor, são o domínio, o reino, o filo (ou divisão), a classe, a ordem, a família, o género e a espécie.
Comentários
Postar um comentário